Certamente, em algum momento, você já se deparou refletindo em como as redes sociais priorizam o que aparece (ou não) no seu feed?. Nesta semana, o diretor do Instagram, Adam Mosseri, revelou “o segredo de Tostines” da rede social.

O Instagram não tem apenas um algoritmo que supervisiona o que as pessoas fazem e veem no aplicativo. Usamos uma variedade de algoritmos, classificadores e processos, cada um com sua própria finalidade”, afirmou.

Além disso, os interesses dos usuários são segmentados por Feed, Explorar e Reels. Essa combinação busca identificar “o conteúdo de seus amigos, familiares e daqueles de quem são mais próximos” – o que faz bastante sentido, afinal, trata-se de uma rede SOCIAL.

Então existe uma classificação para as postagens serem exibidas? Sim.
Há uma certa ordem de importância para essa classificação? Sim.

O chefe da plataforma aponta alguns sinais e listamos aqui os principais

1) Informações sobre a postagem: esses são sinais sobre a popularidade de uma postagem (como quantidade de likes) e informações mais comuns sobre o conteúdo em si: quando foi postado, quanto tempo dura se for um vídeo e qual local, se houver, foi atribuído a ele.

2) Informações sobre a pessoa que postou: dá uma noção de quão interessante um usuário pode ser para você e inclui sinais como quantas vezes vocês interagiram nas últimas semanas.

3) Atividade: indica aquilo que você pode estar interessado e inclui sinais como quantas postagens você curtiu.

4) Histórico de interação: mede como você geralmente está interessado em ver as postagens de uma pessoa em particular. Um exemplo é se vocês comentam ou não as postagens um do outro.

Ao abrir a caixa de pandora, o executivo explicou que no feed “as cinco interações que examinamos mais de perto são a probabilidade de você passar alguns segundos em uma postagem, comentar, curtir, salvar e tocar na foto do perfil. Quanto maior a probabilidade de você realizar uma ação, e quanto mais colocamos peso nesta ação, mais alto você verá a postagem”.

É possível influenciar o que você vê no seu feed

O Instagram também revelou como é possível influenciar o que se vê no próprio feed e apontou dicas de como mostrar certos conteúdos.

Primeiro Passo – Escolha seus amigos mais próximos: você pode selecionar seus melhores amigos para os Stories. O recurso foi criado para permitir que você compartilhe conteúdo apenas com as pessoas mais próximas a você, mas também faz com que a plataforma priorize esses amigos no Feed e nos Stories.

Segundo Passo – Silencie as pessoas nas quais você não está interessado: Você pode desativar as postagens de uma conta se quiser parar de ver o que ela compartilha, mas hesita em deixar de segui-la totalmente. As pessoas silenciadas não saberão que você as desativou.

Terceiro Passo – Marque postagens recomendadas como “não tenho interesse”: Sempre que vir uma recomendação, seja no Explorar ou no Feed, você pode indicar que “não está interessado” naquela postagem.